Com ingredientes alternativos ao chocolate, empreendedores faturam até R$ 1 milhão com o produto
Batata-doce, fígado, alfarroba e cenoura. Pode não parecer, mas estes são ingredientes de ovos de Páscoa. Neste caso, o público-alvo são os pets. Com ovos desenvolvidos para os animais de estimação, empreendedores buscam incluí-los na data comemorativa – e aumentar os ganhos. Há quem fature até R$ 1 milhão no período com os ovos de Páscoa para pets.
Além da aparência semelhante à dos ovos convencionais, as versões para os animais de estimação podem ter versões que imitam chocolate branco e preto, incluir recheio e até levar surpresas dentro. Tudo sem utilizar cacau, ingrediente tóxico para os pets.
Thamiris Coelho é uma das empreendedoras que apostam no produto. Engenheira de alimentos, ela já trabalhou na área de controle de qualidade em supermercados. Também gerenciou um pet shop junto com o marido, mas sempre teve o sonho de empreender na área de alimentação.
“Em 2016, me veio a ideia de fazer petiscos saudáveis para os meus pets, pois sempre gostei de comemorar o aniversário deles de alguma forma”, conta. Ela começou a produção com bolos e cupcakes. Em 2016, depois de muitos testes e da aprovação de uma veterinária, fundou a PetCake na cidade de Curitiba (PR).
Em 2018, Coelho começou a produzir produtos para a Páscoa. “Comecei fazendo ovinhos que imitavam chocolate, utilizando fígado e alfarroba, que é o substituto do cacau. No decorrer dos anos fui aperfeiçoando receitas e criando novas, como ovo imitando chocolate branco, ovo colorido, ovo recheado e, neste ano, o ovo recheado com bolo de cenoura”, diz.
Nesta época do ano, a confeitaria pet também produz biscoitos decorados, brownie, bolo de cenoura e brigadeiros e cupcakes temáticos.
“A inspiração [dos petiscos] vem de confeitarias de humanos. Acompanhamos o trabalho de muitas confeiteiras convencionais e acabamos tendo muitas ideias de novos produtos”, explica Coelho.
Os brigadeiros de batata doce e os biscoitos decorados sabor banana ou batata doce custam R$ 25 — Foto: Divulgação/PetCake
A empreendedora também conta que a produção de petiscos temáticos ajuda a fidelizar os clientes, pois é uma forma de estimular que os donos de cães e gatos não comprem na confeitaria apenas nos aniversários dos pets. Segundo Coelho, a média do faturamento do período da Páscoa nos últimos anos foi de R$ 2 mil.
Os petiscos são feitos sem açúcar, conservantes e corantes artificiais e podem ser consumidos por cães e gatos. Os produtos são vendidos pelo WhatsApp e Instagram da confeitaria para clientes de Curitiba e da região metropolitana.
Também é possível encontrar ovos de páscoa para pets produzidos em maior escala. A marca Doogs, fundada em 2010 por Maycon Artacho, distribui os produtos para o varejo.
Antes de empreender no ramo pet, o empreendedor trabalhava na empresa de seu pai, mas não tinha tanta liberdade para fazer mudanças que gostaria, então decidiu empreender sozinho. Ele acreditava que a área de animais de estimação era promissora, e começou a marca após comprar uma fábrica de petiscos falida.
Nos primeiros cinco anos, Artacho precisou remodelar o negócio três vezes, até as vendas começarem a dar certo. Ele percebeu que o seu propósito era proporcionar momentos de alegria. Foi para contribuir com esse intuito que a fábrica começou a produzir ovos de Páscoa em 2020.
Fonte: Revista Pequena Empresas Grandes Negócios