O número de pets nos lares brasileiros cresce a passos largos. Segundo pesquisa, divulgada em 2021 pela Comissão de Animais de Companhia, somente durante o isolamento social a alta foi de 30%.
Dante de tal crescimento, cada vez mais, os pets passam a fazer parte do dia a dia dos tutores também fora do lar, incluindo os passeios aos shoppings. Indo nessa onda, muitos centros comerciais passaram a oferecer espaços exclusivos para os pets ficarem, enquanto seus tutores se alimentam e descansam. Pensando nisso, reunimos quatro praças de alimentação pet friendly em shoppings da cidade de São Paulo e arredores.

Butantã Shopping
O Butantã Shopping oferece a Praça Pet, local para os visitantes fazerem suas refeições juntamente com o seu animal de estimação, já que há restrição de acesso à praça de alimentação tradicional, por questões sanitárias.
O espaço possui estrutura com água, área para necessidades fisiológicas do pet e saquinhos para a higiene. Não há monitor para ficar com o pet enquanto o tutor pede a comida, porém o estabelecimento disponibiliza um QR code para as pessoas acionarem os restaurantes, que funciona como um serviço de delivery dentro do próprio shopping.
Além da Praça Pet, o shopping possui outros dois ambientes voltados aos animais de estimação: a Casa Pet e o Pet Parque. O primeiro tem estrutura com água fresca, saquinhos para higiene do pet e espaços instagramáveis para registrar fotos divertidas dos animais sozinhos ou com os tutores. No segundo, há um espaço para agility, com obstáculos como rampas e túnel. O acesso aos dois ambientes é gratuito.
Quando: de segunda à sexta, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h.
Onde: Av. Deputado Jacob Salvador Zveibil, Jardim Trussardi, São Paulo, SP.
Quanto: entrada gratuita.

Jardim Pamplona Shopping
No Jardim Pamplona Shopping, o tutor pode realizar suas refeições juntamente com seu pet em uma área exclusiva, próxima à praça de alimentação tradicional. Contudo, não há monitores ou sistema de delivery.
Os restaurantes do rooftop também permitem pets na área externa. Neste caso, o atendimento é feito diretamente pelos garçons nas mesas.
O shopping conta ainda com duas estações Pet Stop, com ponto de água e área para as necessidades fisiológicas do animal.
Quando: de segunda à sexta, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h.
Onde: R. Pamplona, 1704, Jardim Paulista, São Paulo, SP.
Quanto: entrada gratuita.

Santana Parque Shopping
Assim como o Butantã Shopping, o Santana Parque Shopping batizou seu espaço de Praça Pet. O local de 65 m² comporta até 24 pessoas e fica próximo à praça de alimentação principal.
Não há monitores para observar os pets, porém os tutores contam com o PetParker, que oferece casinhas para que os animais aguardem enquanto a família realiza os pedidos na praça de alimentação. Para usar o serviço, é preciso baixar um aplicativo, escanear o QR Code localizado no espaço escolhido, selecionar a opção de “Abrir PetParker” no app e acomodar o animal. Para retirá-lo, é só escanear novamente o QR Code para a porta abrir.
Na Praça Pet há ainda uma máquina de venda automática de petiscos e rações, além de bebedouros e comedouros descartáveis espalhados no local.
O shopping possui também um espaço gratuito de diversão para os pets, localizado no primeiro piso do empreendimento. O espaço conta com brincadeiras de obstáculos e bancos para pets e tutores.
Quando: de segunda à sexta, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h.
Onde: R. Conselheiro Moreira de Barros, 2780, Santana, São Paulo, SP.
Quanto: entrada gratuita.

Golden Square Shopping
A ‘Praça de AlimentaCão’ do Golden Square Shopping possui 48 m² e comporta até 26 pessoas e 12 pets. O local possui porta caquinha e bebedouros para os animais, que podem acompanhar os seus tutores na hora de fazer o pedido no restaurante. “A única restrição é entrar na área destinada para consumação geral”, segundo o regulamento do shopping.
Além do espaço para alimentação, o estabelecimento disponibiliza o Parque Pet Golden, que fica na área externa do shopping. O local de 450 m² é totalmente cercado, permitindo aos tutores soltarem seus cães para brincar no parquinho. Há ainda o Espaço Pet, no Piso L2, que possui bebedouro e alguns briquedos de agility.
Quando: de segunda à sexta, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 22h.
Onde: Av. Kennedy, 700, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo, SP.
Quanto: entrada gratuita.
É indicado levar cachorros aos shoppings?
Muitos tutores ficam na dúvida se devem ou não levar os seus cães em shoppings, por se tratar de ambiente comumente barulhento e agitado. Contudo, de acordo com o médico-veterinário Frederico Fontanelli Vaz, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, se o cão é calmo em locais com muitas pessoas e presença de outros cães e o estabelecimento permite a presença de pets, não há problemas.
“Se for um cão tranquilo, que não se assusta em multidões, o passeio no shopping não fará mal a ele. Porém, se for um animal arisco, medroso, poderá causar muito estresse”, diz.
Para a médica-veterinária Joyce Lima, analista de educação corporativa de uma das maiores redes de pet shop do Brasil, por serem locais limpos e frescos, os shoppings podem ser boas opções para trabalhar a socialização dos cães.
“Dependendo do horário, com um fluxo menor de pessoas e outros animais, se o cãozinho está começando a socializar mais, é uma excelente experiência, pois ele pode ir se acostumando gradualmente com barulhos, pessoas e animais diferentes dentro de um ambiente controlado e confortável”, observa a profissional.
Contudo, Dra. Joyce alerta que o tutor deve ficar sempre atento ao comportamento do animal para saber se ele está gostando do passeio ou não. “Cães são animais muito “transparentes”. Note suas expressões e, caso ele comece a esconder o rabo entre as pernas, ficar acuado, latir para as pessoas e animais e tentar avançar, talvez seja a hora de ir embora e deixar o animal se acalmar em um ambiente que seja familiar a ele”, recomenda.